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8 Métodos comuns de ensino de idiomas

métodos de ensino de idiomas

Quais abordagens comuns estão sendo utilizadas por professores de idiomas?

Professores de inglês têm uma variedade de abordagens de ensino à sua disposição para incluir em seu repertório. Cada método evoluiu ao longo do tempo, influenciado por teorias linguísticas, abordagens pedagógicas, eventos culturais e avanços tecnológicos. Na busca por instrução eficaz de idiomas, 8 métodos populares emergiram ao longo dos anos, cada um enfatizando diferentes aspectos da aprendizagem de idiomas e atendendo a diversas necessidades dos aprendizes.

Neste post, vamos dar uma breve olhada nessas abordagens e incluir exemplos de atividades em sala de aula influenciadas por cada método.

1. Ensino Comunicativo de Línguas

Um dos métodos mais amplamente adotados, o ensino comunicativo de línguas (também conhecido como CLT), coloca a comunicação da vida real como o objetivo central da aprendizagem de idiomas. Ele se concentra na interação e comunicação significativa, incentivando os aprendizes a se envolverem ativamente no uso do idioma em contextos autênticos.

Exemplos de atividades: Roleplays, discussões, atividades de resolução de problemas, atividades de “Find someone who…

2. Método Direto

O Método Direto foca na comunicação oral e imersão no idioma-alvo, em vez de tradução. Foi desenvolvido na década de 1880 em resposta ao Método de Tradução Gramatical, para reformar como os idiomas estavam sendo ensinados. O método evita o uso do idioma nativo dos aprendizes e emprega materiais visuais e demonstrações para ensinar vocabulário e gramática indutivamente. O foco é na “aprendizagem natural” – desenvolver habilidades de escuta e fala antes de progredir para leitura e escrita.

A abordagem incentiva os aprendizes a pensarem no idioma estrangeiro em vez de através do filtro da tradução (daí o nome “Método Direto”).

Exemplos de atividades: exercícios de perguntas e respostas, ditados, uso extensivo de exemplos, atividades de escuta, exercícios e tarefas orais (leitura em voz alta, prática de fala), autocorreção do aluno

O aplicativo Expemo de flashcards para estudantes, projetado para reforçar o material em nossas planilhas, pode ser considerado compatível com o Método Direto através do uso de frases de exemplo, áudio e materiais visuais:

3. Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (TBLT)

O TBLT gira em torno da realização de tarefas que exigem o uso de habilidades linguísticas. Os aprendizes são apresentados com tarefas da vida real, como planejar um evento ou resolver um problema, que necessitam do uso do idioma para conclusão bem-sucedida. Este método incentiva a participação ativa, resolução de problemas e aplicação do idioma em situações práticas.

Exemplos de atividades: criar uma apresentação, planejar uma viagem futura, criar um pôster, encenar uma peça, criar um mapa da escola

4. Método Áudio-Lingual

Descendente do Método Direto, o Método Áudio-lingual foca na repetição da linguagem, exercícios de padrões e imitação para reforçar estruturas linguísticas. Ele depende fortemente de materiais de áudio para habituar os aprendizes à pronúncia correta e estruturas de frases. Através da repetição, o método visa desenvolver a capacidade do aprendiz de compreender e produzir linguagem automaticamente.

Exemplos de atividades: exercícios de repetição, prática de diálogos

5. Resposta Física Total (TPR)

Principalmente adequado para iniciantes ou aprendizes jovens, pois oferece uma saída para sua energia, o TPR conecta a entrada de linguagem com ações físicas. Os estudantes respondem a comandos ou instruções executando ações correspondentes, associando palavras ou frases a movimentos. Este método visa estabelecer uma base sólida em vocabulário e compreensão através da aprendizagem cinestésica.

Exemplos de atividades: canções e rimas infantis, o jogo “Simon says” …, desafio de caça ao tesouro

6. Método de Tradução Gramatical

Esta abordagem tradicional enfatiza regras gramaticais e tradução entre o idioma-alvo e o idioma nativo dos aprendizes. Ela se concentra em habilidades de leitura e escrita e visa à precisão no uso da linguagem. Como um método independente, recebeu críticas por seu foco limitado na comunicação e uso da linguagem da vida real. No entanto, tem seu lugar como um item no arsenal de um professor.

Exemplos de atividades: leitura e tradução de um trecho literário, perguntas de compreensão de leitura, prática gramatical dedutiva, exercícios de preenchimento de lacunas

7. Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua (CLIL)

O CLIL integra a aprendizagem de idiomas com o conteúdo da matéria, fornecendo instrução no idioma-alvo enquanto ensina disciplinas acadêmicas. Ele imerge os estudantes em conteúdo significativo, permitindo-lhes aprender habilidades linguísticas enquanto adquirem conhecimento em diversas disciplinas.

Exemplos de atividades: estudar um evento histórico, ler sobre um país ou região geográfica, assistir a uma palestra em vídeo

8. The Silent Way

Introduzido em 1963 pelo educador e psicólogo egípcio Caleb Gattegno, este método não convencional envolve intervenção mínima do professor, permitindo que os alunos descubram padrões de linguagem de forma independente. Os professores devem ficar o mais silenciosos possível, mas os aprendizes devem ser encorajados a falar o máximo possível.

Para facilitar a aprendizagem e elicitar respostas, os professores utilizam objetos físicos como bastões Cuisenaire, incentivando a autodescoberta e habilidades de resolução de problemas dos aprendizes. Tradução e repetição mecânica são evitadas, e a avaliação do professor é realizada por meio de observação.

Exemplos de atividades: apontar para um gráfico para elicitar uma resposta, usar bastões físicos ou virtuais.

Cada uma das abordagens acima tem seus próprios prós e contras, e nenhum método é universalmente considerado superior aos outros em todos os contextos de ensino. A instrução de idiomas moderna envolve uma ‘abordagem eclética’, uma combinação de métodos, adaptada aos níveis de proficiência dos aprendizes, objetivos de aprendizagem específicos e origens culturais.

Planos de aula contemporâneos também podem incluir uma variedade de atividades influenciadas por essas diferentes metodologias. O material didático da Aprende Brasil Educação, por exemplo, frequentemente inclui exercícios de fala e jogos de papéis (CLT), abundante material autêntico de escuta – listenings – (Método Direto), atividades de resolução de problemas (TBLT) e exercícios de repetição (Método Áudio-Lingual), quando apropriado. Os textos existentes de notícias, biografias, sobre diferentes países, etc. são projetados para ensinar aos alunos novos conhecimentos sobre um assunto específico (CLIL) a ainda, as atividades com música envolvem práticas do tipo TPR.

 

Assessoria de Língua Inglesa – João Mariussi

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