Na educação infantil, o trabalho com o número, na maioria das escolas infantis, trabalha basicamente no reconhecimento dos algarismos e escritas.
Muitos educadores esquecem da importância da exploração da variedade de ideias matemáticas existentes, referentes a classificação e seriação. Toda criança passa por descobertas, ela precisa mexer, experimentar, tocar, explorar, vivenciar para poder assim conhecer o novo. Necessita do concreto através de materiais manipuláveis para poder organizar seus conhecimentos, o qual é adquirido naturalmente através do contato com outras pessoas, das interações com o grupo de amigos. Ou seja, é uma construção resultante das ações da criança com o mundo, e pode ocorrer através de jogos, brincadeiras, literatura, entre outros.
Por meio da atividade lúdica a criança constrói símbolos. Elas devem ter a oportunidade de construir as relações matemáticas em vez de simplesmente entrar em contato com o pensamento pronto, devem formular suas hipóteses a partir de ensaio e erro.
Por falar em lúdico, que tal propor uma atividade para as crianças?
Atividade contando com os dedos
Material:
- 1 luva de plástico transparente
- 15 pompons de uma única cor
- Durex
- Caneta preta ou azul permanente
Desenvolvimento:
Essa atividade tem como objetivo, que a criança agrupe a quantidade de pompons em cada um dos dedos da luva. Para isso, enumere cada um dos dedos. Depois coloque dentro da luva 15 pompons da mesma cor, feche com durex a luva; aqui se deseja que a criança relacione os números e suas quantidades. Cores diferentes podem acabar induzindo a criança ao erro. É uma proposta sensorial, permitindo que a criança mova os pompons dentro da luva a fim de conseguir agrupar as quantidades.
Dica: você pode fazer duas luvas para trabalhar de 1 a 10 com as crianças maiores.
E aí, professor, o que achou dessa nossa sugestão?
E você, como trabalha números e quantidades com seus alunos? Comente e compartilhe com a gente.
Equipe Assessoria de Educação Infantil
Para dúvidas, conversas e sugestões, nos contate via e-mail: edinfantil@aprendebrasil.com.br
Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler