Baú de Ideias: “Brincar com crianças pequenas”
Olá, Professores!
Como vocês estão?
Aprender brincando e brincar aprendendo!
As brincadeiras são peças fundamentais na Educação Infantil. Não se trata de apenas distrair as crianças. Brincar contribui para o desenvolvimento físico, social, cultural, emocional, afetivo e cognitivo. O brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de uma criança. É com essa prática que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si mesmas, os outros e o mundo ao seu redor, desenvolvem múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem regras, assumem papel de líderes e interagem com outras crianças. Tudo isso contribui para seu aprendizado de viver em um mundo socializado.
Por falar em brincar, hoje trouxemos uma ideia bem legal!
EMPRESTA-ME SUA CASINHA?
Materiais: giz de quadro ou se a escola tiver, bambolês.
Desenvolvimento: trace com giz no chão pequenos círculos (um círculo a menos que o número de participantes) e um círculo central ou distribua os bambolês da mesma forma.
Cada círculo será ocupado por uma criança, a que não tem casa, pergunta:
– Empresta-me sua casinha?
As outras respondem:
– Pois não!
Nesse momento, todas deverão trocar de lugar, enquanto a criança no centro procurará ocupar um dos círculos vagos. Se conseguir, será substituída pela criança que ficar sem lugar. Caso contrário, voltará ao círculo central para recomeçar a brincadeira.
E aí, professor, o que achou dessa nossa sugestão?
Divirtam-se!
Equipe Assessoria de Educação Infantil
Para dúvidas, conversas e sugestões, nos contate via e-mail:
edinfantil@aprendebrasil.com.br
Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler