Você faz um dia brincante com as crianças da Educação Infantil, quando ela chega em casa e conta para a família que brincou o dia todo os responsáveis falam:
“Ela não vai à escola para brincar!”
Pois isso é muito comum, sabe por que? Muitas vezes, nós professores, não sabemos justificar a importância e a necessidade do brincar para o desenvolvimento das crianças, por isso, no post de hoje, nós trazemos 5 justificativas que você pode usar com as famílias e até mesmo com a equipe pedagógica da sua escola, que muitas vezes também sente dificuldade de compreender o papel das brincadeiras na escola.
O brincar desempenha um papel fundamental, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento das crianças.
Entenda a importância do brincar na Educação Infantil:
1. Desenvolvimento Cognitivo
Por meio das brincadeiras, as crianças exploram diferentes cenários, criam histórias e solucionam problemas imaginários, o que estimula suas habilidades cognitivas, como pensamento criativo, raciocínio lógico e resolução de desafios.
2. Habilidades Sociais
Brincar em grupo incentiva a interação social, permitindo que as crianças aprendam a compartilhar, colaborar, negociar e comunicar suas ideias de forma eficaz, fortalecendo suas habilidades sociais desde cedo.
3. Desenvolvimento Motor
As atividades lúdicas frequentemente envolvem movimentos físicos, contribuindo para o desenvolvimento motor das crianças. Pular, correr, equilibrar-se e manipular objetos durante o brincar auxiliam no aprimoramento das habilidades motoras grossas e finas.
4. Expressão Emocional
O brincar permite que as crianças expressem e compreendam suas emoções de maneira saudável. Ao interpretar diferentes papéis e situações, elas exploram sentimentos, medos e aspirações, desenvolvendo sua inteligência emocional.
5. Estímulo à Criatividade
Ao brincar, as crianças têm a liberdade de explorar mundos imaginários e criar suas próprias realidades. Essa liberdade estimula a criatividade, a imaginação e a capacidade de encontrar soluções únicas para os desafios que enfrentam.
Em resumo, o brincar na educação infantil não é apenas uma atividade divertida, mas sim uma ferramenta crucial para o crescimento saudável e abrangente das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo de forma mais eficaz e equilibrada.
Aliais, você sabia que existe um documento que normatiza e esclarece quais são os brinquedos e brincadeira que devem estar presentes na Educação Infantil? Trata-se de um documento técnico, do Ministério da Educação, que orienta professores, educadores e gestores na seleção, organização e uso de brinquedos e materiais.
Para apoiar os municípios parceiros, a Aprende Brasil Educação desenvolve Soluções Educacionais que valorizam o aprendizado das crianças. A Coleção de Educação Infantil, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, por exemplo, foi desenvolvida para atender essas essa e outras necessidades. Com inúmeras sugestões de atividades e recursos lúdicos e interativos, que potencializam o trabalho desenvolvido pelos professores.