A linguagem oral é um dos aspectos fundamentais da nossa vida, pois é por meio dela que nos socializamos, construímos conhecimentos, organizamos nossos pensamentos e experiências, ingressamos no mundo. Assim, ela amplia nossas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Mas, como brincar e estimular a oralidade de crianças pequenas?
A aquisição de vocabulário é base para a comunicação, para o desenvolvimento da fala e para a leitura e escrita. O conhecimento da palavra envolve a compreensão do seu significado e como ela se relaciona com outras palavras. Ainda que cada criança desenvolva a linguagem em seu próprio ritmo, podemos contribuir nesse processo brincando com as palavras junto com as crianças.
Como desenvolver a oralidade?
Podemos estimular intuitivamente o desenvolvimento da linguagem nos momentos cotidianos da escola, como rodas de conversa, música, ler histórias e poesias para as crianças, usando brincadeiras de palavras simples, rimas, travas línguas, entre outras.
“Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. ” (BNCC, 2017)
Como brincar e estimular a oralidade de crianças pequenas?
Ao associar o brincar a um aprendizado as crianças adquirem importantes lições para a vida. Quando falamos sobre oralidade não é diferente. Confira uma brincadeira que podem apoiar o desenvolvimento dessa habilidade:
Jogo da memória de rimas
Objetivos: estimular de maneira lúdica e prazerosa a associação de rimas em palavras.
Material: JOGO DA MEMÓRIA DE RIMAS clique para imprimir.
Desenvolvimento: em uma roda de conversa, mostrar primeiramente para as crianças todas as figuras, e fazer oralmente as palavras ou imagens que rimam. Depois recolhe todas e em seguida, misture-as e depois vire-as para baixo e comece a brincadeira do jogo de memória das rimas.
Equipe Assessoria de Educação Infantil
Para dúvidas, conversas e sugestões, nos contate via e-mail: edinfantil@aprendebrasil.com.br
Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler