A criatividade pode ser descrita como a capacidade de criar, imaginar e fantasiar. Muitas vezes temos a fala impressão que está é uma habilidade “simples” ou algo “natural” do ser humano. Mas é aí que você se engana, a criatividade é uma competência, o que significa que para que seja desenvolvida são necessários estímulos em todas as fases da vida.
Como estimular a criatividade na infância?
Na infância, os bebês e crianças bem pequenas desenvolvem habilidades que instigam o pensamento criativo, por meio das brincadeiras e experiências. Inclusive, é por meio do brincar que importantes habilidades são desenvolvidas, como: desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais, desenvolvimento motor, expressão emocional e o próprio estímulo á criatividade. Saiba mais aqui.
Neste sentido, o professor tem um papel fundamental em criar possibilidades que proporcionem o desenvolvimento da imaginação e que instiguem a curiosidade, pois esses, são facilitadores para a criatividade.
Mas como o professor poderá auxiliar neste processo?
A infância é um solo fértil para a criatividade, por isso separamos algumas atividades e situações em que está habilidade pode ser explorada:
- Oportunizar momentos de contato com a natureza
- Propor brincadeiras de faz de conta para que as crianças criem suas próprias versões
- Contar histórias
- Incentivar a utilização de objetos que possam ser montados, desmontados e empilhados
Você notou o que essas opções têm em comum? Para nenhuma delas existem respostas prontas de sim ou não, mas o levantamento de hipóteses e autoria da própria criança.
É assim, com autonomia e segurança que os pequenos têm a oportunidade de desenvolver sua criatividade. Além de incentivá-los, é sempre importante reforçar que nos casos dos exemplos citados a cima não existem respostas certas ou erradas, todas as possibilidades são bem-vindas.
E que tal uma brincadeira que poderá auxiliar no desenvolvimento do pensamento criativo dos pequenos?
Cole uma fita dupla face no chão, e nela coloque bolinhas coloridas. Peça para a criança pegar a respectiva cor e entregar para outra criança falando seu respectivo nome. Por exemplo: João, pegue a bolinha azul e entregue para a Julia. No final da brincadeira, todos terão uma bolinha e poderão brincar juntos.
Equipe Assessoria de Educação Infantil
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Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler