Os primeiros anos de vida de uma criança reservam muitos aprendizados que vão acompanha-la ao longo da vida. O desenolvimento línguistico faz parte dessas lições. E embora a aquisição das habilidades línguisticas aconteça de forma natural, quando nos referimos a primeira língua, ainda assim é necessário esforço para que esse aprendizado seja pleno.
No caso da alfabetização alguns recursos podem colaborar para este processo, como é o caso das rimas, recurso muito utilizado em textos poéticos e caracterizado por levar ritmo, sonoridade e musicalidade aos textos ao indicar a repetição ou identificação dos sons ao final das senteças.
Qual a importância das rimas no desenolvimento linguístico?
Uma das etapas da alfabetização é a comprenção de que as letras possuem sons e que a junção desses elementos formam as palavras. Para as crianças, absorver essa quantidade de informação pode ser complexo. E é aí, que recursos como as rimas podem ser utilizados.
O aprendizado é efetivo quando conseguimos inclui-lo no cotidiano das crianças. Nesse caso, a utilização de recursos como músicas, poemas e cantigas cumprem esse papel, além de garantir que esse processo seja leve e divertido.
Brincando com rimas:
As brincadeiras são ótimas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas iniciais. Rimar palavras em voz alta é divertido e tornam o processo de alfabetização mais interessante, significativo e eficaz.
– Ler um poema para as crianças antes de iniciar a brincadeira destacando as rimas. Sugestão: A Boneca de Olavo Bilac ( o poema pode ficar exposto na sala).
– Coloque em uma caixinha várias palavras e forme pequenos grupos.
– O professor poderá fazer o sorteio de uma palavra ou deixar a caixinha passar pelos grupos para que eles possam sortear.
– O primeiro grupo terá um tempo (estipulado pelo professor) para rimar a palavra. Se a equipe não conseguir rimar, no tempo, passa a vez para o próximo grupo. Ganha quem conseguir formar o maior número de rimas.
– Não pode repetir rimas. Se repetir, passa a vez.