As crianças pequenas gostam de criar brinquedos, inventar brincadeiras e colocar todo seu potencial criativo em ação. É assim aí com a sua turma também? Caixas de papelão de diferentes tamanhos são materiais não estruturados bastante apreciados por elas, pois uma caixa pode ser tudo que elas quiserem e tudo que a imaginação permitir! Tais criações, além de possibilitarem diversão, simultaneamente permitem ricos momentos de descobertas e aprendizagens.
Pensando nisso, nossa dica de hoje é brincar de “Acerte o buraco”, confeccionando um brinquedo com materiais que muitas vezes temos em casa ou que podem ser facilmente encontrados.
Para a confecção, você vai precisar de:
– uma tampa de caixa de papelão ou a base de uma caixa cortada (preferencialmente de tamanho grande, como aquelas de caixa de papel ofício ou maior);
– tesoura e/ou estilete (para uso do adulto);
– bolinhas plásticas como aquelas de piscina de bolinhas (ou outras confeccionadas até com jornal, envolvidas com fita adesiva);
– tinta, se desejarem colorir ou durex colorido, pois dá também para brincar com pontuação: é só definir a quantidade de pontos para cada cor.
Assista ao vídeo aqui:
https://br.pinterest.com/pin/511862313902736574/
Corte círculos um pouco maiores do que a bolinha, para permitir sua passagem pelo buraco. Porém não tão grandes para que tenha uma dose de desafio para as crianças!
Como brincar:
Uma ideia é a criança tentar acertar a bolinha vermelha no buraco vermelho e assim sucessivamente. É um desafio! Você já tentou fazer? Parece fácil, mas requer uma boa coordenação motora, equilíbrio e paciência, pois às vezes demoramos para conseguir derrubar a bolinha…
Outra ideia é combinar uma pontuação para cada cor de bolinha ou buraco e marcar os pontos, para depois somar e questionar: Quem fez mais pontos? Quantos pontos a mais? É possível também fazer a somatória de pontos por grupo.
Divirtam-se!
Equipe Assessoria de Educação Infantil
Para dúvidas, conversas e sugestões, nos contate via e-mail: edinfantil@aprendebrasil.com.br
Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler