Você já ouvir falar na abordagem de aprendizagem denominada “brincar heurístico“? O nome pode até soar desconhecido, mas você provavelmente já observou esse comportamento nas crianças. Quer ver só: você já percebeu que todo objeto vira brinquedo para bebês e crianças bem pequenas, não é mesmo?
Ao observar a movimentação dos pequenos na creche, percebe-se que objetos não estruturados, como caixas de papelão, tecidos e papel chamam a atenção e despertam a curiosidade dos pequenos.
O que é o método brincar heurístico?
Com origem no Reino Unido, o brincar heurístico é uma abordagem pedagógica que valoriza o livre brincar, que possibilita a exploração espontânea e que não limita ao certo e errado.
Essa abordagem é divida em três modalidades: cesto dos tesouros, jogo heurístico e bandeija de experimentação. Em todas elas, o objetivo é incentivar que as crianças explorem os objetos oferecidos de forma livre e com autonomia O olhar atento e cuidadoso do professor é fundamental para este momento, pois além dos cuidados de segurança, permite conhecer melhor a criança e aumenta o repertório de ideias.
Sugestão de atividade
E já que estamos falando de brincadeiras com materiais não estruturados, que tal uma ampliação?
Você vai precisar de:
-Caixa de ovos
-Rolhas
-Pegador de macarrão ou de gelo
Sem dar as coordenadas para os pequenos, observe atentamente a maneira como irão manusear. Uma brincadeira simples, mas cheia de descobertas!
Vamos lá?
Conte para gente como foi essa experiência.
Forte abraço e até o próximo post!
Equipe Assessoria de Educação Infantil
Para dúvidas, conversas e sugestões, nos contate via e-mail: edinfantil@aprendebrasil.com.br
Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler