Alto contraste:
Acessibilidade:
Siga-nos
Página inicial / Blog / ChatGPT: vilão ou mocinho nas escolas?
Categorias

ChatGPT: vilão ou mocinho nas escolas?

ChatGPT nas escolas

O surgimento do ChatGPT, uma ferramenta que, a partir de um comando, produz diversos gêneros textuais com os mais variados temas, levantou discussões acaloradas sobre os impactos disso na aprendizagem, especialmente no que diz respeito ao plágio.

Como curiosas que somos, fomos testar a ferramenta e trazemos, no texto de hoje, algumas questões para refletirmos sobre esse assunto tão polêmico.

Mas, afinal, o que é o ChatGPT?

Foi exatamente essa a pergunta que fizemos à própria ferramenta. Essa foi nossa resposta:

“ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala treinado pela OpenAI. Ele foi treinado usando milhões de exemplos de texto da Internet e é capaz de gerar respostas para uma ampla variedade de perguntas em língua natural. Ele é frequentemente usado como uma forma de chatbot para responder perguntas e interagir com as pessoas em tempo real.”

Vale lembrar que, se você decidir fazer a mesma pergunta para a IA (Inteligência Artificial), é provável que a resposta seja formulada de maneira diferente, já que uma das características do ChatGPT é produzir diferentes textos, mesmo recebendo o mesmo comando – o que acirra as discussões, pois a detecção de plágio fica quase impossível de ser feita.

Quais os impactos do ChatGPT na escola?

A ferramenta acabou por escancarar um velho problema da educação: a necessidade de revermos a maneira como ensinamos. Ainda hoje, os processos de ensino estão centrados na resposta e não nas perguntas.

Nossos alunos não precisam saber reproduzir ideias, mas sim fazer perguntas que permitam a construção e novos conhecimentos e, para isso, o ChatGPT pode nos ajudar!

Como usar o ChatGPT na escola?

A própria ferramenta nos responde isso:

“O ChatGPT pode ser usado em uma escola de várias maneiras, incluindo:

Ajuda a estudar: os alunos podem fazer perguntas sobre assuntos escolares e receber respostas precisas e confiáveis.

Treinamento de habilidades de comunicação: os alunos podem praticar suas habilidades de comunicação ao conversar com o ChatGPT, aprimorando sua capacidade de expressão e compreensão.

Ferramenta de ensino interativo: os professores podem usar o ChatGPT como uma ferramenta interativa para ensinar conceitos complexos ou responder a perguntas dos alunos em tempo real.

Estímulo para a criatividade: o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, por exemplo, ao criar histórias.”

Aí vai da sua imaginação, professor!

Nas próximas semanas, traremos aqui no Blog algumas sugestões de atividades para usar o ChatGPT em parceria com o Aprende Brasil Digital em sala de aula.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada no site e ir conhecendo seus recursos?

Clique aqui para acessar o site do ChatGPT. Depois é só criar um login e começar a usar a versão gratuita.

Até a próxima!

Equipe de Assessoria de Tecnologia Educacional

© Aprende Brasil Educação, uma empresa do Grupo Positivo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nerdweb .