Você já trabalhou o tema máscaras com seus alunos? Máscaras africanas, máscaras gregas, máscaras do teatro e por aí vai… São vários os conteúdos em que as máscaras se fazem presentes, não é mesmo?
E aí os professores fazem de diferentes maneiras: com bexiga e jornal, com papelão, com pratinho de isopor… e que tal fazer uma máscara de gesso? Parece muito complicado para você? Pois no post de hoje vamos mostrar o passo-a-passo dessa dinâmica e mostra que é mais fácil do que você imagina!
Aqui vão os materiais necessários:
– Gaze gessada;
– Hidratante corporal;
– Camisa velha;
– Panos;
– Pote para colocar água (pode ser de sorvete);
– Tesoura.
Vamos ao modo de fazer:
- Comprar a gaze gessada: Você encontra a gaze gessada em farmácias. Ela é vendida em rolinhos, e é a mesma utilizada para enfaixar membros do corpo quando os quebramos. E em geral não custam caro.
Mas qual a quantidade? Isso depende de quantas máscaras se pretende fazer e a quantidade de camadas. Em minha prática, fazia uma máscara a cada grupo de 04 ou 05 alunos. Se houver mais tempo, pode-se fazer uma por aluno, desde que despenda mais de uma aula para a atividade.
- No dia da atividade, peça para que o estudante que será o modelo coloque a camiseta velha. Se o gesso cair na roupa, depois de secar é difícil de tirar.
- Para preparar o rosto, o modelo deve passar um hidratante corporal. Isso protege a pele e ajuda na hora de tirar a máscara.
- Os estudantes que farão a máscara de gesso devem cortar o rolo em tiras, o tamanho pode variar, mas o ideal é que sejam tiras de 3 ou 4cm de largura.
- Coloque água limpa no pote de sorvete. Com o modelo deitado, oriente os estudantes a pegarem uma tira de gaze, mergulhem na água e coloquem no rosto.
- ATENÇÃO: oriente para que os estudantes deixem em aberto os olhos, nariz e boca. Essas partes podem ser fechadas depois.
- Assim é só ir sobrepondo as tiras, os estudantes podem fechar o rosto do modelo.
- Cada vez que colocar uma nova gaze, peça para que eles passem o dedo a fim de alisar e deixar com um acabamento melhor.
- Após 20 minutos, a máscara de gesso estará seca, e se soltará facilmente do rosto (desde que os estudantes não tenham prendido o cabelo do colega! Rsrs
- Deixe secar bem, de preferência de uma semana para a outra.
- Depois de seca, os alunos podem fechar o buraco da boca e do nariz, se quiserem podem fechar o olho também.
- Para um melhor acabamento, pegue tiras dobre ao meio e coloque-as nas bordas, isso dará mais firmeza ao secar.
- Depois de bem seca, é só pintar com tinta guache! (Escolha um tema ou um movimento artístico como base para elaborar as cores e formas da pintura).
De uma olhadinha nesses modelos:
Os estudantes podem usar como máscara em seus rostos para uma apresentação ou mesmo como objeto artístico para deixar em exposição!
Quais habilidades os estudantes desenvolvem nessa prática?
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
Aqui tem um vídeo com o passo-a-passo para ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=HIt4fimIjaU
DICA IMPORTANTE: Na hora de lavar os materiais e descartar as sobras, oriente aos alunos que não usem pia ou tanque para jogar o pó de gesso que sobra nos potes, isso pode entupir os encanamentos. O ideal é peneirar a água e jogar pedaços de gesso na lixeira!
Gostou? Ficou com dúvidas ou tem sugestões?
ATÉ A PRÓXIMA, TCHAU! =)
Rafael Pawlina