Explorar um texto escrito por diversão, nos seus próprios termos, é chamado de leitura extensiva, e os professores podem apoiar seus alunos para perceberem seus muitos benefícios.
Livros adaptados (graded readers)
Livros adaptados são livros que foram modificados para serem adequados a níveis específicos de aprendizes de idiomas. Eles podem ser clássicos (“O Fantasma da Ópera”), adaptações de filmes (“Rain Man”) ou obras originais de ficção ou não ficção. Podem ser comprados online ou em livrarias, ou você pode obtê-los em bibliotecas ou até encontrar alguns em sites.
Há muitas razões para disponibilizá-los aos alunos. Primeiro, ler é divertido. Também é um aprendizado mágico. Alunos que têm um hábito sustentado de leitura extensiva veem melhorias em várias áreas: lexical, gramatical e ortográfica, bem como na velocidade de leitura, o que é vital para o sucesso em contextos acadêmicos e de trabalho. Ser capaz de selecionar seu próprio material de leitura dá aos alunos um senso de propriedade.
Escolhendo um livro
É útil se um professor inicialmente apresentar os alunos aos livros adaptados e explicar como escolhê-los e usá-los. Os alunos devem examinar ambas as capas cuidadosamente, usando a imagem e a sinopse para determinar o gênero e ler uma descrição básica da história. Informações adicionais podem ser encontradas dentro do livro, na Introdução.
Embora não seja necessário ter 100% de compreensão do texto, escolher um livro muito difícil ou muito fácil não proporcionará uma experiência agradável. A maioria dos livros é etiquetada com um nível, mas dois leitores intermediários não terão as mesmas necessidades. Portanto, um teste simples pode ser realizado: o aluno deve escolher uma página aleatoriamente e lê-la para ver quantas palavras desconhecidas encontra. Se a resposta for sete ou menos, o livro será adequado. Mais de sete, e será difícil manter um bom ritmo de leitura.
Atividades
Enquanto os alunos estão lendo, eles devem tentar descobrir o significado de itens desconhecidos a partir do contexto. Eles também devem estar cientes do Glossário no final de alguns livros e, claro, podem usar um dicionário se realmente precisarem.
No entanto, alguns itens não precisam realmente de exploração adicional – tomar decisões sobre o que é importante e o que não é, é uma habilidade importante para os aprendizes de idiomas. Alguns livros também têm perguntas de compreensão no final. No entanto, o principal objetivo é se envolver e aproveitar a história sem muitas interrupções e verificações. Incentive os alunos a lerem 10 minutos ou mais por dia regularmente (talvez na cama ou durante o deslocamento para a escola). Os resultados não serão imediatos, mas dentro de algumas semanas, os alunos devem reconhecer as melhorias.
Respondendo a um livro
É fácil criar uma folha de atividades que incentive a reflexão e uma resposta escrita dos leitores. Uma tabela simples para registrar vocabulário novo importante, um formulário de resenha de livro ou até mesmo um “Meu Livro de A a Z” mais personalizado (onde os alunos escrevem palavras relevantes para a história) pode ser disponibilizado e talvez exibido na sala de aula. Respostas faladas são igualmente úteis – talvez pares ou pequenos grupos possam periodicamente compartilhar suas experiências de leitura.
Se toda a turma estiver lendo o mesmo título (selecionado pelo professor), as atividades em classe podem incluir discussões prevendo os próximos eventos ou examinando como um personagem está se desenvolvendo. Atividades de resumo também são valiosas. A maioria dos alunos gosta de assistir ao filme/DVD do livro e encontrar diferenças entre as duas versões. Finalmente, a leitura pode ser uma opção para quando os alunos terminam uma atividade de classe antes dos outros ou como um filler para toda a turma se a aula terminar mais cedo.
Uma coleção de livros adaptados vale a pena investir. Seja criativo ao procurar material – por que não tentar uma história em quadrinhos? Até textos autênticos não destinados a aprendizes de idiomas podem ser úteis para aqueles com um interesse especial em ou conhecimento sobre um tópico.
Na parte 2 deste post, descreveremos um programa para promover a leitura intensiva.
Assessoria de Língua Inglesa – João Mariussi