Olá, Professores!
A experimentação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional de bebês e crianças pequenas. Desde os primeiros meses de vida, os pequenos estão constantemente explorando o mundo ao seu redor, utilizando todos os seus sentidos para entender e interagir com o ambiente. Esse processo de descoberta é crucial para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e sociais.
Quando os bebês tocam, olham, ouvem e provam diferentes objetos e substâncias, eles estão construindo conexões neurais que formam a base do aprendizado. Por exemplo, ao manipular brinquedos de diferentes texturas, eles desenvolvem a coordenação motora fina e grossa. Além disso, ao ouvir diferentes sons e palavras, eles começam a compreender a linguagem e a comunicação.
É importante que os adultos proporcionem um ambiente seguro e estimulante para que as crianças possam explorar. Oferecer uma variedade de materiais e experiências, como brinquedos educativos, atividades ao ar livre e interação social, é essencial para apoiar o desenvolvimento integral dos pequenos.
A experimentação é uma ferramenta poderosa para o aprendizado de bebês e crianças pequenas. Ela não apenas facilita o desenvolvimento físico e cognitivo, mas também promove habilidades sociais e emocionais que são fundamentais para o crescimento saudável e equilibrado.
Segue aqui uma sugestão para fazer com os bebês e crianças bem pequenas:
Experiências com tecidos:
Você irá precisar:
- pedaços de tecidos leves e coloridos (para algumas atividades);
- parelho ou caixa de som.
O que propor a fazer:
- Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. Não se esqueça que, para os bebês e crianças bem pequenas, o entorno simbólico é muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela.
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão.
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga.
Cachorros e gatos, de quatro patas pelo chão.
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos.
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas.
Sugestão de música: Palhaço – Egberto Gismonti, CD Circense. (baixar MP3).
- Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, os móveis. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar.
Sugestão de música: Peixinhos do Mar – Milton Nascimento, CD Sentinela. (baixar MP3)
- Sempre ao som de uma música, sugira uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo: com a cabeça, com a barriga, com o braço, com o cotovelo, com os pés, com as mãos.Sugestão de música: O Circo Chegou – Batucadan (baixar MP3).
- Para terminar, um gostoso relaxamento com o tecido.
Sugestão de música: Canção de ninar. (baixar MP3).
Equipe Assessoria de Educação Infantil
Para dúvidas, conversas e sugestões, nos contate via e-mail:
edinfantil@aprendebrasil.com.br
Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler