De maneira bastante simples, a gamificação é uma metodologia ativa que se aproveita dos games para promover a aprendizagem e o engajamento dos estudantes.
O que são práticas gamificadas?
Paula (2016, p. 25) explica que a gamificação consiste em “utilizar características e estratégias dos games, a fim de alcançar objetivos específicos de forma divertida, proporcionando um engajamento por parte dos indivíduos”.
Kapp (2012, p. 32) ainda complementa, afirmando se tratar do “uso de mecânicas, estética e pensamentos dos games para envolver pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas”.
Dentre seus elementos característicos, podemos citar:
- Dinâmica: Diz respeito às experiências dos jogadores, como emoções, narrativa, progressão e relacionamento;
- Mecânica: Relaciona-se com os elementos que fazem com que o jogo se movimente, como desafios, competição, recompensas, transações, fases, vitórias e feedback.
- Estética: Responsável por transportar o indivíduo à dimensão proposta pelo game, pois quanto mais interessante essa for, mais envolvimento o jogador terá.
Por que usar games na educação?
Usar atividades gamificadas têm como objetivo:
- Aumentar o engajamento: propostas de gamificação despertam mais o interesse dos alunos pela atividade.
- Promover a aceitação: os jogos são bem aceitos pelo público em geral, especialmente entre crianças e jovens.
- Integrar a ludicidade: por facilitarem a criação de outras realidades, é possível “aprender brincando”.
- Potencializar a aprendizagem: os jogos estimulam a criatividade do estudante e sua capacidade de buscar soluções rápidas e eficientes.
Professor, que tal incorporar essas práticas nas suas aulas?
No Aprende Brasil Digital, você encontra opções de games para serem incorporados nas suas aulas:
- Passaporte para o mundo
- Passagem do tempo
- Jogo das palavras
- Sudoku
- Eu sou DJ
Aventure-se e nos conte sua experiência!
Equipe Assessoria de Tecnologia Educacional
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