Alto contraste:
Acessibilidade:
Siga-nos
Página inicial / Blog / Livros que apoiam uma educação antiracista
Categorias

Livros que apoiam uma educação antiracista

“Numa sociedade racista, não bastão não ser racista. É necessário ser antirracista”. A frase de Angela Davis traz uma importante reflexão no combate ao racismo.

Quando falamos sobre a educação, isso também se aplica. Uma educação antirracista é aquela que compreende que sim, vivemos em uma sociedade racista e que existe uma estrutura discriminatória. A Lei 11.645/2008 estabelece o ensino da cultura africana e afro-brasileira e indígenas no currículo de toda a Educação Básica. O documento de Orientações e Ações para a Educação das Relações Étinicos- Raciais guia esse processo.

Para apoiar você, professor, nessa abordagem elencamos algumas literaturas que podem ampliar tanto seu reportório quanto dos estudantes.

Livros que apoiam uma educação antirracista:

Como ser um educador antirracista

(Autor: Bárbara Carine Soares Pinheiro. Crédito: Divulgação/Amazon)

A obra discute sobre como a educação e a escola podem ser pensadas a partir de perspectivas não ocidentalizadas e, sobretudo, racializadas. O livro é resultado de anos de experiência da autora como educadora e idealizadora da primeira escola afro-brasileira registrada em uma Secretaria de Educação no Brasil.

Pequeno Manual Antirracista

(Autor: Djamila Ribeiro. Crédito: Divulgação/Amazon) 

Em onze capítulso o livro apresenta de forma curta e contundente temas como: atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. A autora apresenta os caminhos de reflexão para aqueles que querem ser aliados no combate ao racismo.

O livro da história negra

(Globo livros. Crédito: Divulgação/Amazon) 

Infográficos, ilustrações e textos atrativos contam a história dos povos da África e diáspora africana, além de lutas e vitórias do povo negro no mundo. O livro explora eventos importantes e marcos culturais.

Dicas de literatura infantil:

Bruna e a galinha d’angola 

(Autor: Gercilga de Almeida. Crédito: Divulgação/Amazon) 

O livro retrata a o universo mítico africano representado pela galinha d’angola e sua relação com a criação do universo de uma forma didática, lúdica e prazerosa.

Omo-oba: História de princesas e príncipes 

(Autor: Kiusam de Oliveira. Crédito: Divulgação/Amazon) 

Aventuras, dramas e peripécias de príncipes e princesas africanos são narrados no livro. Um narrativa que empodera meninos e meninas, ao potencializar as virtudes de uma realeza.

Meu crespo é de rainha

(Autor: Bell Hooks. Crédito: Divulgação/Amazon) 

Em forma de poema rimado e ilustrado, o livro apresenta às meninas diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva e alegre. Um livro para meninas e mulheres se orgulharem de quem são e de seus cabelos.

Princesas negras

(Autor: Edileuza Penha de Souza. Crédito: Divulgação/Amazon)

Descubra mais sobre as princesas negras. Inteligentes e lutadoras elas aprendem com suas ancestrais.

Ulomma: a casa da beleza e outros contos

(Autor: Sunny. Crédito: Divulgação/Amazon) 

Uma coletânea de contos que apresentam a tradição africana. Esse é um resgate aos elementos importantes da história do continente africano.

Nana & Nilo: aprendendo a dividir

(Autor: Renato Nogueira. Crédito: Divulgação/Livraria Travessa)

Uma coleção que mostra uma série de aventuras protagonizadas pela dupla de crianças muito curiosas e inteligentes.

© Aprende Brasil Educação, uma empresa do Grupo Positivo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nerdweb .