Quais abordagens comuns estão sendo utilizadas por professores de idiomas?
Professores de inglês têm uma variedade de abordagens de ensino à sua disposição para incluir em seu repertório. Cada método evoluiu ao longo do tempo, influenciado por teorias linguísticas, abordagens pedagógicas, eventos culturais e avanços tecnológicos. Na busca por instrução eficaz de idiomas, 8 métodos populares emergiram ao longo dos anos, cada um enfatizando diferentes aspectos da aprendizagem de idiomas e atendendo a diversas necessidades dos aprendizes.
Neste post, vamos dar uma breve olhada nessas abordagens e incluir exemplos de atividades em sala de aula influenciadas por cada método.
1. Ensino Comunicativo de Línguas
Um dos métodos mais amplamente adotados, o ensino comunicativo de línguas (também conhecido como CLT), coloca a comunicação da vida real como o objetivo central da aprendizagem de idiomas. Ele se concentra na interação e comunicação significativa, incentivando os aprendizes a se envolverem ativamente no uso do idioma em contextos autênticos.
Exemplos de atividades: Roleplays, discussões, atividades de resolução de problemas, atividades de “Find someone who…”
2. Método Direto
O Método Direto foca na comunicação oral e imersão no idioma-alvo, em vez de tradução. Foi desenvolvido na década de 1880 em resposta ao Método de Tradução Gramatical, para reformar como os idiomas estavam sendo ensinados. O método evita o uso do idioma nativo dos aprendizes e emprega materiais visuais e demonstrações para ensinar vocabulário e gramática indutivamente. O foco é na “aprendizagem natural” – desenvolver habilidades de escuta e fala antes de progredir para leitura e escrita.
A abordagem incentiva os aprendizes a pensarem no idioma estrangeiro em vez de através do filtro da tradução (daí o nome “Método Direto”).
Exemplos de atividades: exercícios de perguntas e respostas, ditados, uso extensivo de exemplos, atividades de escuta, exercícios e tarefas orais (leitura em voz alta, prática de fala), autocorreção do aluno
O aplicativo Expemo de flashcards para estudantes, projetado para reforçar o material em nossas planilhas, pode ser considerado compatível com o Método Direto através do uso de frases de exemplo, áudio e materiais visuais:
3. Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (TBLT)
O TBLT gira em torno da realização de tarefas que exigem o uso de habilidades linguísticas. Os aprendizes são apresentados com tarefas da vida real, como planejar um evento ou resolver um problema, que necessitam do uso do idioma para conclusão bem-sucedida. Este método incentiva a participação ativa, resolução de problemas e aplicação do idioma em situações práticas.
Exemplos de atividades: criar uma apresentação, planejar uma viagem futura, criar um pôster, encenar uma peça, criar um mapa da escola
4. Método Áudio-Lingual
Descendente do Método Direto, o Método Áudio-lingual foca na repetição da linguagem, exercícios de padrões e imitação para reforçar estruturas linguísticas. Ele depende fortemente de materiais de áudio para habituar os aprendizes à pronúncia correta e estruturas de frases. Através da repetição, o método visa desenvolver a capacidade do aprendiz de compreender e produzir linguagem automaticamente.
Exemplos de atividades: exercícios de repetição, prática de diálogos
5. Resposta Física Total (TPR)
Principalmente adequado para iniciantes ou aprendizes jovens, pois oferece uma saída para sua energia, o TPR conecta a entrada de linguagem com ações físicas. Os estudantes respondem a comandos ou instruções executando ações correspondentes, associando palavras ou frases a movimentos. Este método visa estabelecer uma base sólida em vocabulário e compreensão através da aprendizagem cinestésica.
Exemplos de atividades: canções e rimas infantis, o jogo “Simon says” …, desafio de caça ao tesouro
6. Método de Tradução Gramatical
Esta abordagem tradicional enfatiza regras gramaticais e tradução entre o idioma-alvo e o idioma nativo dos aprendizes. Ela se concentra em habilidades de leitura e escrita e visa à precisão no uso da linguagem. Como um método independente, recebeu críticas por seu foco limitado na comunicação e uso da linguagem da vida real. No entanto, tem seu lugar como um item no arsenal de um professor.
Exemplos de atividades: leitura e tradução de um trecho literário, perguntas de compreensão de leitura, prática gramatical dedutiva, exercícios de preenchimento de lacunas
7. Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua (CLIL)
O CLIL integra a aprendizagem de idiomas com o conteúdo da matéria, fornecendo instrução no idioma-alvo enquanto ensina disciplinas acadêmicas. Ele imerge os estudantes em conteúdo significativo, permitindo-lhes aprender habilidades linguísticas enquanto adquirem conhecimento em diversas disciplinas.
Exemplos de atividades: estudar um evento histórico, ler sobre um país ou região geográfica, assistir a uma palestra em vídeo
8. The Silent Way
Introduzido em 1963 pelo educador e psicólogo egípcio Caleb Gattegno, este método não convencional envolve intervenção mínima do professor, permitindo que os alunos descubram padrões de linguagem de forma independente. Os professores devem ficar o mais silenciosos possível, mas os aprendizes devem ser encorajados a falar o máximo possível.
Para facilitar a aprendizagem e elicitar respostas, os professores utilizam objetos físicos como bastões Cuisenaire, incentivando a autodescoberta e habilidades de resolução de problemas dos aprendizes. Tradução e repetição mecânica são evitadas, e a avaliação do professor é realizada por meio de observação.
Exemplos de atividades: apontar para um gráfico para elicitar uma resposta, usar bastões físicos ou virtuais.
Cada uma das abordagens acima tem seus próprios prós e contras, e nenhum método é universalmente considerado superior aos outros em todos os contextos de ensino. A instrução de idiomas moderna envolve uma ‘abordagem eclética’, uma combinação de métodos, adaptada aos níveis de proficiência dos aprendizes, objetivos de aprendizagem específicos e origens culturais.
Planos de aula contemporâneos também podem incluir uma variedade de atividades influenciadas por essas diferentes metodologias. O material didático da Aprende Brasil Educação, por exemplo, frequentemente inclui exercícios de fala e jogos de papéis (CLT), abundante material autêntico de escuta – listenings – (Método Direto), atividades de resolução de problemas (TBLT) e exercícios de repetição (Método Áudio-Lingual), quando apropriado. Os textos existentes de notícias, biografias, sobre diferentes países, etc. são projetados para ensinar aos alunos novos conhecimentos sobre um assunto específico (CLIL) a ainda, as atividades com música envolvem práticas do tipo TPR.
Assessoria de Língua Inglesa – João Mariussi