Alto contraste:
Acessibilidade:
Siga-nos
Página inicial / Língua Inglesa / Dictogloss: uma atividade que entrega resultados em todos os aspectos
Categorias

Dictogloss: uma atividade que entrega resultados em todos os aspectos

Dictogloss

E se eu dissesse que existe uma atividade de aula que oferece prática em todas as quatro habilidades e pode focar em qualquer um dos sistemas linguísticos (gramática, vocabulário e pronúncia)? E se fosse super fácil de preparar e pudesse ser usada presencialmente, online e para aulas em grupo ou individuais, em qualquer nível? E se fosse ideal para substituir de última hora ou caso a tecnologia falhe? Quem é esse herói desconhecido da sala de aula?

É o dictogloss!

O que é um dictogloss?

É um tipo de atividade de ditado, onde os alunos anotam informações-chave de um texto curto e depois usam suas anotações para reconstruir o texto. Vou descrever o conteúdo do texto em um momento, mas por enquanto, observe que instruções claras são essenciais. Dê aos alunos uma visão geral, como esta:

Vamos fazer um tipo de ditado.

Vou ler um texto curto para vocês – apenas cinco frases.

Vou ler as frases apenas duas vezes. Em ambas as vezes, falarei rapidamente.

Na primeira vez que ouvirem as frases, não é permitido escrever nada. Canetas/lápis abaixados. Preparem-se para ouvir.

Após a primeira leitura, farei algumas perguntas para verificar se vocês entenderam a ideia principal.

Na segunda vez que ouvirem as frases, vocês podem fazer anotações, mas só podem escrever palavras-chave. Não tentem escrever a frase inteira – vocês não terão tempo!

Após a segunda leitura, vocês trabalharão em pares ou pequenos grupos. Compare suas anotações e escrevam cada frase completa. Suas frases devem ter o mesmo significado que as minhas e usar gramática correta.

Em seguida, verificaremos e corrigiremos as frases.

Costumo usar a frase “I have three brothers” como exemplo. Elicito que as anotações mais prováveis para isso serão “three brothers” e que se os alunos reconstruírem a frase como “I’ve got three brothers,” isso é aceitável, pois preserva meu significado e é correto, apesar da ligeira diferença de forma.

Depois das leituras, você pode decidir como deseja organizar as reconstruções. Você pode dividir as frases para verificar cada uma após os alunos reescrevê-las ou pode esperar até que o texto completo esteja pronto. Você pode manter as correções privadas circulando e corrigindo cada par à medida que terminam, ou pode pedir aos pares que tragam uma frase de cada vez até sua mesa.

Outro procedimento mais público é pedir aos alunos que coloquem as frases no para comparação e discussão. Isso pode permitir que você elicite/explique como funciona o ponto de linguagem escolhido. É possível prolongar essa etapa se for necessário! Certifique-se também de comentar sobre características da linguagem escrita, como letras maiúsculas e pontuação.

Como indicado acima, o comprimento do texto deve ser entre três e seis frases, dependendo do comprimento das frases e do nível dos alunos. O texto deve apresentar pelo menos dois exemplos da linguagem-alvo que você deseja destacar na lição. Escolha uma destas: gramática (por exemplo, tempos/formas verbais), vocabulário (por exemplo, conjuntos lexicais) ou até mesmo pronúncia (apresentando um ou mais fonemas específicos, formas fracas ou ligação).

Você pode usar um texto original ou parte de um texto de leitura ou audição apresentado em uma folha de exercícios ou do livro didático integrado. Se optar por este último, escolha um parágrafo que possa ser usado para gerar previsões sobre o texto inteiro mais tarde na lição. Você pode até fornecer um resumo de um texto mais longo. Outra estratégia é usar parte de um texto que forneça um modelo para algo que você deseja que os alunos produzam mais tarde, por exemplo, um e-mail ou um artigo.

Quando usar dictogloss

Além de salvar sua pele quando você teve quase nenhum tempo de preparação ou a copiadora quebrou, o dictogloss é especialmente útil como uma ferramenta de diagnóstico no início de uma aula. Isso porque ele lhe dará uma ideia rápida da capacidade de cada aluno de entender e seguir instruções, ouvir a ideia principal e detalhes, responder perguntas, fazer anotações, envolver-se em discussões em pares ou grupos, e escrever um texto curto. Se o dictogloss levar a uma atividade de escrita mais longa, isso, junto com suas observações dos alunos em ação, gerará muitas informações úteis sobre pontos fortes e fracos individuais, que é exatamente o que você precisa no início de um curso.

Dictogloss também pode ajudar a ajustar os níveis de desafio. Se você está preocupado com a forma como a turma lidará com um texto particularmente difícil, uma introdução de dictogloss que se concentre no significado pode ajudar – apenas pegue leve nas correções. E, se você quiser tornar um texto mais fácil mais desafiador, então um foco na precisão com um texto servirá para essa função, talvez como uma revisão do material previamente abordado.

A estratégia é uma mudança interessante na rotina da sala de aula. Uma vez que seus alunos saibam como funciona, será fácil incorporar um de vez em quando.

Personalização e diferenciação

As atividades de dictogloss até cuidam desses aspectos do ensino. É óbvio que os alunos cometerão erros nas áreas que eles têm menos entendimento. Trabalhar em pares ou pequenos grupos permite que o ensino entre pares ocorra.

A diferenciação pode ser incluída como parte da resposta do professor. Ao corrigir cada grupo, escolha seu foco. Aqueles que precisam de suporte extra podem se beneficiar ao saber que entenderam o ponto principal, enquanto você pode pressionar outros para auto-corrigir um erro que você apontar. É ainda mais desafiador se você não disser qual/o que/onde está o erro!

Conclusão

Dictogloss é realmente um pacote completo quando se trata de fornecer uma dieta variada de atividades para seus alunos. E ter o dictogloss como parte de seu conjunto de habilidades significa que você nunca precisa temer aquelas emergências onde você tem que entrar em uma aula se sentindo despreparado.

Assessoria de Língua Inglesa – João Mariussi

© Aprende Brasil Educação, uma empresa do Grupo Positivo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nerdweb .