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Inglês Americano ou Inglês Britânico: qual é a diferença?

inglês americano inglês britânico

“Você usa inglês americano ou britânico?” Todo professor de inglês já ouviu essa pergunta! É verdade que essas duas variedades do idioma são discutidas frequentemente e funcionam de maneiras diferentes. Isso nos leva a pensar sobre o que devemos ensinar.

Neste post, vamos explorar as diferenças entre essas duas versões do inglês e como podemos ajudar nossos alunos a lidar com elas. Vamos lá!

Diferenças Gramaticais

Primeiro, vamos falar de gramática. O inglês americano geralmente usa o passado simples em vez do presente perfeito em frases com “just”. Então, em vez de “I’ve just spilled my coffee”, você ouviria “I just spilled my coffee”. Isso também vale para “already” e “yet”.

Outras diferenças incluem formas do particípio passado como “got/gotten” e “dived/dove”, ou diferentes grafias, como “learnt/learned”. E não podemos esquecer as preposições e artigos: “at the weekend” vs. “on the weekend” e “in hospital” vs. “in the hospital”. Apesar dessas diferenças, a comunicação não é prejudicada, e os professores podem apontá-las rapidamente conforme surgem.

Diferenças de Vocabulário

As diferenças de vocabulário são bem conhecidas e podem causar alguns mal-entendidos. Por exemplo, se um americano disser “I really like your pants” para um britânico, este pode pensar que sua roupa de baixo está à mostra! Outras diferenças incluem “boot/trunk” (porta-malas), “nappy/diaper” (fralda), “midday/noon” (meio-dia) e termos educacionais como “public school” e “college”. Ensinar estratégias de comunicação, como pedir esclarecimento educadamente, ajuda muito.

Também há diferenças na ortografia: “theatre/theater”, “humour/humor”, “travelling/traveling” e “to practise/to practice”. É importante que os alunos saibam dessas variações, especialmente se estão se preparando para exames específicos.

Diferenças de Pronúncia

A maioria dos sons do inglês britânico e americano são os mesmos, mas algumas diferenças são notáveis. Para soar britânico, omita o som /r/ no final das palavras (por exemplo, “car” é /ka:/ em britânico e /kar/ em americano). O som /ɒ/ em “clock” no inglês britânico vira /klɑk/ no americano. E o som /əʊ/ em “nose” no britânico é /oʊ/ no americano.

Algumas palavras têm acentuação diferente: “adult/adult”. Ensine a pronúncia que for mais natural para você, incluindo dialetos regionais e outras variedades do inglês. A entonação também varia e pode causar confusão em perguntas de sim/não.

Diferentes Estilos de Comunicação

Essa é uma área interessante! Americanos tendem a falar por mais tempo e compartilham mais informações pessoais. Eles também são mais positivos. Já os britânicos são mais comedidos e esperam que o ouvinte faça perguntas para estimular a conversa. Além disso, muitos americanos acham palavrões ofensivos, enquanto muitos britânicos não se incomodam.

Qual Ensinar? Como Ensinar?

A pronúncia natural do professor é o melhor modelo para a turma. Em alguns contextos, a variedade de inglês será ditada pelos materiais ou pelo próprio sistema educacional. Independentemente da escolha, vale a pena enriquecer as aulas apontando as diferenças conforme elas surgem.

Um Pensamento Final

O perfil dos usuários de inglês mudou muito nas últimas décadas. Nossos alunos provavelmente usarão o inglês mais com outros não-nativos do que com nativos. O objetivo é alcançar uma comunicação eficaz com qualquer falante do idioma.

Os alunos podem se surpreender com as diferenças em gramática, vocabulário e pronúncia, mas, com preparação e estratégias de reparação, podemos relaxar quanto às variedades do inglês e seguir em frente.

Vamos juntos explorar essas diferenças e tornar o aprendizado do inglês uma aventura divertida e enriquecedora!

 

Assessoria de Língua Inglesa – João Mariussi

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