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A importância das rimas no desenolvimento linguístico

Crianças durante processo de aprendizado

Os primeiros anos de vida de uma criança reservam muitos aprendizados que vão acompanha-la ao longo da vida. O desenolvimento línguistico faz parte dessas lições. E embora a aquisição das habilidades línguisticas aconteça de forma natural, quando nos referimos a primeira língua, ainda assim é necessário esforço para que esse aprendizado seja pleno.

No caso da alfabetização alguns recursos podem colaborar para este processo, como é o caso das rimas, recurso muito utilizado em textos poéticos e caracterizado por levar ritmo, sonoridade e musicalidade aos textos ao indicar a repetição ou identificação dos sons ao final das senteças.

Qual a importância das rimas no desenolvimento linguístico?

Uma das etapas da alfabetização é a comprenção de que as letras possuem sons e que a junção desses elementos formam as palavras. Para as crianças, absorver essa quantidade de informação pode ser complexo. E é aí, que recursos como as rimas podem ser utilizados.

O aprendizado é efetivo quando conseguimos inclui-lo no cotidiano das crianças. Nesse caso, a utilização de recursos como músicas, poemas e cantigas cumprem esse papel, além de garantir que esse processo seja leve e divertido.

Brincando com rimas:

As brincadeiras são ótimas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas iniciais. Rimar palavras em voz alta é divertido e tornam o processo de alfabetização mais interessante, significativo e eficaz.

– Ler um poema para as crianças antes de iniciar a brincadeira destacando as rimas. Sugestão: A Boneca de Olavo Bilac ( o poema pode ficar exposto na sala).

– Coloque em uma caixinha várias palavras e forme pequenos grupos.

– O professor poderá fazer o sorteio de uma palavra ou deixar a caixinha passar pelos grupos para que eles possam sortear.

– O primeiro grupo terá um tempo (estipulado pelo professor) para rimar a palavra. Se a equipe não conseguir rimar, no tempo, passa a vez para o próximo grupo. Ganha quem conseguir formar o maior número de rimas.

– Não pode repetir rimas. Se repetir, passa a vez.

 

 

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