Olá, Professor (a)!
O post de hoje é para você, educador da Creche, que trabalha com os bebês e com as crianças bem pequenas, e também para todos que têm crianças de 0 a 3 anos em casa e lidam diariamente com as descobertas e os desafios presentes nessa fase tão rica: a primeiríssima infância.
Aqui no nosso blog você encontra textos, dicas e sugestões lúdicas para desenvolver nos pequenos a coordenação motora, a lateralidade, os sentidos, a oralidade, com estratégias de jogos, brincadeiras, com criação de brinquedos, com diversos materiais, com os elementos da natureza, que são incríveis, estão disponíveis para todos e são literalmente um presente, ou melhor, presentes que a natureza nos dá!
Tudo isso é muito, muito importante! Mas hoje, vamos falar sobre as competências socioemocionais, assunto também de grande importância, pois os bebês e as crianças bem pequenas precisam ser estimuladas e cuidadas em sua totalidade, de maneira integral. É comum ouvirmos dos educadores que “parece que aumentou” a quantidade de crianças usando chupeta, tomando mamadeira e que ainda não saíram das fraldas ao ingressar na pré-escola.
Mas qual é a idade certa para que o desfralde aconteça? E quando a criança deve deixar de usar mamadeira, chupeta ou chupar o dedo?
Quanto ao desfralde, há na literatura indicação que aconteça entre 1 ano e meio e 2 anos e meio. Já sobre uso de mamadeira, chupeta ou dedo, os especialistas dizem que a remoção deve acontecer entre 1 e 3 anos de idade.
É uma janela grande esse intervalo, não?!
As crianças se desenvolvem de maneira única, por isso o desfralde coletivo, por exemplo, não é indicado. São tantos os sinais e as vivências de cada criança, que aí é justamente onde algumas dúvidas surgem: “Mas, se a criança pode vivenciar isso tudo com 1 ano, porque tem 3 anos e ainda não conseguimos?”.
Devemos sempre considerar cada criança em seu contexto, conversar com os familiares para termos apoio mútuo, parceria, para que falemos a mesma linguagem. Carinho, compreensão, afeto e paciência também não podem faltar. A criança precisa se sentir cuidada e, quando sente que os adultos que cuidam dela estão seguros e confiantes, o processo tende a ter resultados mais rápidos e efetivos.
As práticas a seguir também podem ajudar:
– Contar histórias, ler e inventar.
– Fazer brincadeiras e explorar o lúdico sempre que possível.
– Conversar sobre as emoções e sobre as frustações.
– Sempre, sempre respeitar as emoções dos pequenos.
Professor, professora, nesse processo, se precisar, peça ajuda!
Deixamos como indicação o documentário “O Começo da Vida”, 1 e 2. Há também bastante material no site: https://ocomecodavida.com.br/ e quando digitamos nos sites de busca: “os primeiros mil dias do bebê” encontramos vários artigos, textos, vídeos e orientações.
Sobre esse assunto, o que você tem vivenciado por aí?
Conte-nos, vamos gostar de saber!
Um grande abraço,
Equipe da Assessoria Educação Infantil