A educação, enquanto elemento principal para transformar a sociedade, é aquela que desenvolve nos alunos o pensamento crítico. Questionar, imaginar, refletir ou fugir do senso comum podem representar um enorme desafio para alunos e professores quando existe um descompasso entre o conteúdo ensinado na escola e os problemas reais da sociedade.
Por isso, existem no Brasil algumas iniciativas que ajudam a evitar o desinteresse dos alunos pelo aprendizado e estimulam o senso crítico, fazendo com que se sintam capazes de transformar suas vidas e o mundo ao seu redor.
Neste episódio do PodAprender, vamos conhecer algumas dessas iniciativas e entender juntos a importância do ler e do brincar no desenvolvimento do pensamento crítico dentro da sala de aula e os principais impactos disso na sociedade.
Ajudam nessa missão:
A professora e pedagoga Michelle Floriani, que atua na consultoria pedagógica para redes municipais de ensino pela Editora Aprende Brasil e dá aulas para turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
E Maria Cecília Lins, fundadora do Instituto Pró-Saber São Paulo, o qual atua como um complemento da escola regular na comunidade de Paraisópolis, na capital paulista, com foco no combate às desigualdades e na transformação social, por meio de experiências de leitura e brincadeiras.
Múltipla escolha
Livros:
Um menino de olho no mundo – Marc Simont
Quando eu voltar a ser criança – Janusz Korczak
Com olhos de criança – Francesco Tonucci
Cartas para minha avó – Djamila Ribeiro
O direito à literatura – Antônio Cândido
Na internet:
Território do brincar
Diversão pra casa
Maria Cecília Lins
contato@prosabersp.org.br
Michelle Floriani
mfloriani@positivo.com.br
O PodAprender é uma realização do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com produção da Banca do Podcast. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 28:08 — 38.7MB)