A literatura é reconhecida como uma das formas essenciais para educar, formar e informar. E as histórias são o espaço ideal para representar a diversidade do mundo, instigar o senso crítico, quebrar paradigmas e preconceitos tão necessários desde a infância até a idade adulta. Mas o que é que se aprende quando princesas, reis, castelos, heróis e heroínas são sempre uma repetição de padrões?
No mês da consciência negra, o PodAprender fala sobre formas de desconstruir estereótipos baseados na valorização da cultura étnico-racial branca europeia, com produções literárias que questionam esses padrões. São histórias que trazem personagens e ambientação mais próximas da realidade dos pequenos leitores brasileiros.
Quem fala sobre a importância dessa representatividade na literatura infantil é a escritora Isabel Cintra. Mulher negra, nascida no interior de São Paulo, hoje vive hoje na Suécia e tem seis livros infantis publicados no Brasil e também no exterior, sendo dois destes títulos selecionados para as escolas públicas do Brasil.
#Múltipla Escolha
Livros
O Corvo Correio – Isabel Cintra
O Pequeno Grande Alfaiate – Isabel Cintra
A Princesa e o Espelho – Isabel Cintra
Becos da Memória – Conceição Evaristo
E Eu Não Sou uma Mulher – Bell Hooks
Eu sei por que o pássaro canta na gaiola – Maya Angelou
# Diversão Pra Casa
Instagram: @isabelcintra_author
Site: isabelcintra.com
O PodAprender é uma realização da Aprende Brasil Educação, com produção da Banca do Podcast.
Para comentários e sugestões, basta enviar um email para APRENDEBRASIL@POSITIVO.COM.BR
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 28:00 — 38.5MB)