O Mês da Consciência Negra chegou e com ele mais uma oportunidade para as escolas pensarem formas de cumprir o que pedem as leis 10.639 e 11.645. Elas alteraram há décadas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir como obrigatórias as temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Indígena. Apesar do longo tempo de vigência das leis, ainda há muito caminho a ser percorrido.
O PodAprender chama a atenção hoje, mas a ideia é inspirar para que essa temática seja abordada durante todo o ano letivo.
Quem traz dicas de atividades práticas que estimulem o debate sobre as representações e desigualdades raciais entre docentes e estudantes são Nina Vieira e Jully Gabriel, gestoras do coletivo Manifesto Crespo, uma organização liderada por mulheres negras que há 13 anos discute corpo e identidade por meio da educação e da arte. Nina é artista visual e educomunicadora. Enquanto Jully é jornalista, pedagoga na Rede pública de São Paulo e pós-graduanda em educação pelo Instituto Federal.
#Múltipla Escolha
Livros:
Obras de Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo)
Como ser um educador antirracista, Bárbara Carine
Educando crianças antirracistas, Bárbara Carine
#Diversão pra Casa
Site Manifesto Crespo: https://www.manifestocrespo.org/
Redes Sociais: Instagram, Facebook e Linkedin: @manifestocrespo
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCszG2QtjhPnO_LWFMaUIK3g
O PodAprender é uma realização da Aprende Brasil Educação, com produção da Banca do Podcast. Para comentários e sugestões, basta enviar um email para APRENDEBRASIL@POSITIVO.COM.BR.
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 28:35 — 39.3MB)