Alto contraste:
Acessibilidade:
Siga-nos
Página inicial / Tecnologia Educacional / Gamificação sem internet: estratégias criativas para a sala de aula
Categorias

Gamificação sem internet: estratégias criativas para a sala de aula

gamificação em sala de aula

Sim, é possível ter gamificação sem internet dentro da sala de aula! Como conversamos no último artigo (clique aqui se você não leu), as atividades gamificadas partem da ideia de usar os mecanismos dos jogos na sala de aula e isso pode ser feito sem o uso da internet.

A seguir, apresentamos sugestões de atividades de gamificação que podem ser incorporadas na sua prática pedagógica, mesmo que o acesso à rede não seja possível:

  • Enigmas

Você pode usar a estratégia do storytelling para criar enigmas que mesclem o fantástico e o real, com pitadas de tensão, terror ou até mesmo humor!

Essa atividade vai instigar a curiosidade dos alunos e pode ser adaptada para diversos conteúdos, podendo servir como recurso para introduzir um tema ou até mesmo como diagnóstico avaliativo.

  • Desafios

Você pode criar desafios científicos, históricos, tecnológicos, linguísticos etc., com pistas espalhadas pela sala ou pela escola, para seus estudantes.

Essa atividade, além de divertida, fará com que eles trabalhem em equipe, explorem a imaginação e busquem resolver aquilo que lhes é proposto.

  • Atividades premiadas

Propor gincanas, concursos, feiras, entre outros, também são interessantes para usar a competição saudável a favor da aprendizagem. A premiação ofertada pode ser um troféu ou medalha simbólica ou até mesmo o reconhecimento ou uma atividade especial. O importante é usar algo que possa recompensar o vencedor e engajar os demais para atividades futuras.

  • Quiz

Aprender através de perguntas e respostas pode ser divertido! Elabore, além das questões, um roteiro que estabeleça uma lógica entre as perguntas. Não se esqueça de levar em conta os diferentes níveis de dificuldade entre os itens. Existem plataformas que oferecem bancos de quizes prontos que podem ser usados, remixados e compartilhados (Kahoot!, Quizz, por exemplo). E, no caso de não ter acesso à internet para jogar online, você, professor, pode levar as perguntas em slide, por exemplo, e pedir que os alunos façam plaquinhas com as alternativas e que as ergam no momento de responder

Essa atividade é indicada para verificar o conhecimento prévio dos estudantes ou até mesmo checar a apreensão de determinado tópico.

  • Missão em equipe

Divida sua turma em grupos de modo que cada um deles tenha uma missão diferente – pode ser coletar dados, levantar informações, criar ou resolver desafios… Depois, faça com que esses grupos trabalhem juntos para solucionar um mistério ainda maior. Além de manter o engajamento dos estudantes, essa atividade promove a cooperação, a colaboração e a solidariedade entre os alunos.

Viu como é fácil trazer outras formas de gamificação pra dentro da sala de aula? Experimente colocar essas sugestões em prática e compartilhe conosco os resultados!

Não se esqueça de nos marcar nas redes sociais! Nosso Instagram é @aprendebrasil

Equipe de Assessoria em Tecnologia Educacional
teceducacional@aprendebrasil.com.br

© Aprende Brasil Educação, uma empresa do Grupo Positivo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nerdweb .