Que tal trabalhar com a dança nas suas aulas? Separamos 5 filmes para abordar a dança na escola.
Comece assistindo aos filmes, selecione os trechos que forem mais conveniente, de acordo com os seus objetivos e, compartilhe com seus alunos, entendendo o que eles consomem sobre dança e busque apresentar novos repertórios, assim como, trabalhar na superação de estereótipos sobre as danças. Também nos conte como tem sido as suas experiências em pôr em prática esse conteúdo.
Billy Elliot
Um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé, que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.
Ela dança, Eu danço
Conta a história de um rapaz dito problemático que tem que fazer trabalhos comunitários em uma escola de arte. Ele chama a atenção de Nora, uma talentosa bailarina que está tentando misturar passos de hip-hop ao balé clássico e que o convence a ajudá-la.
O grande passo
Descobertos por um excêntrico professor de balé, dois jovens de Mumbai encaram a intolerância e o julgamento da sociedade ao perseguirem seus sonhos.
Center stage
Uma dúzia de adolescentes começaram seu treinamento para a renomada Academia de Balé Americana, onde eles encontram um tremendo estresse físico e mental quando tentam uma vaga na notória companhia de dança. Jody Sawyer tem talento mas as proporções erradas, a impetuosa Eva Rodriguez não consegue se comunicar bem com os seus instrutores e Maureen está tendo dificuldades lidando com os altos e baixos emocionais que acompanha a escola de balé.
Happy feet
Esse filme conta a história de Mano, um jovem pinguim-imperador, vive na congelada Antártida. Como todos os outros animais de sua espécie, ele precisa cantar a canção do coração para atrair uma companheira. O problema é que Mano tem uma voz horrível, e ele se sente um verdadeiro peixe fora d’água. Em vez disso, Mano tenta se expressar e seduzir uma fêmea com o seu incrível talento para sapateado.
Ótimo trabalho!
Kátia Costa & Rafael Pawlina