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Competências Gerais da BNCC: conheça e entenda sua importância

A BNCC é o documento responsável por definir os aprendizados essenciais de estudantes da Educação Básica em todo o país.

As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fazem parte do documento normativo que apresenta e define os aprendizados essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua jornada de aprendizagem na Educação Básica.

O documento faz referência as principais discussões relacionadas a vida em sociedade e os seus diferentes contextos. Sua elaboração foi realizada em cumprimento às leis educacionais vigentes com a participação de diversas entidades representativas dos diferentes segmentos envolvidos com a área.

Como as Competências Gerais da BNCC contribuem para a Educação?

Sua contribuição está diretamente relacionada a necessária equidade na educação brasileira. Sem um horizonte geral, norteando o que os estudantes devem aprender, corremos o risco de comprometer os objetivos propostos para o trabalho com as habilidades ao longo da escolaridade. A BNCC indica com precisão quais as competências que todos os alunos devem desenvolver, por sua vez as instituições de ensino e educadores precisam se adequar a esse parâmetro.

É tendo clareza de onde precisamos chegar que ações de melhoria podem ser construídas para o alinhamento de todo o sistema de ensino. Dessa forma é possível impulsionar a qualidade da educação e formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

 

Conheça as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular

A Base norteia os currículos de ensino, bem como as práticas pedagógica de todas as escolas públicas e privadas. Vamos conhecer agora quais são as 10 Competências Gerais?

 

  1. Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre os mundos físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

  1. Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

  1. Repertório cultural

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

  1. Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

  1. Cultura digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

  1. Trabalho e projeto de vida

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

  1. Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

  1. Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

  1. Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

  1. Responsabilidade e cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

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