Você sabe o que atividades de pegar objetos, desenhar, cortar com a tesoura e escrever têm em comum? Todas elas são desenolvidas a partir da coordenação motora fina, que como o próprio nome dá a enteder, tem a ver com os movimentos mais refinados. Mas, o desenolvimento dessa capacidade tem início muito antes das crianças serem capazes de realizar as atividades citadas, ele tem início quando os bebês começam a descobrir as mãozinhas.
Um dos objetivos da BNCC do campo de experiência Corpo, gestos e movimentos, fala sobre a importância da criança bem pequena desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. A facilidade com as habilidades manuais será maior, quanto mais estímulos forem ofertados às crianças com atividades lúdicas de coordenação motora fina.
Sugestão de atividade
Há uma grande variedade de recursos e objetos que possibilitam tais vivências. E para inspirar sua prática, confira uma sugestão fácil de confeccionar, observando o pareamento de cores.
Materiais necessários:
– 12 tampinhas de garrafa (6 pares de cores iguais);
– Um pedaço de papelão;
– Elásticos de dinheiro;
– Massinha de modelar.
Monte o tabuleiro como nas fotos a seguir, colando as tampinhas com cores iguais próximas umas das outras.
Sugestão 1
Ligar as cores: A criança deve colocar o elástico em volta das tampinhas de cores iguais.
Sugestão 2
Parear as cores com massinha. A criança faz uma bolinha com massinha e coloca na tampinha de mesma cor.
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/1009369335208209763/
Além do desenvolvimento da coordenação motora fina, com a sugestão 2 – pareamento de cores, a criança associa e reproduz um padrão, o que estimula a percepção visual, a atenção e o reconhecimento das cores.
A partir de atividades como as sugeridas nesse artigo, as crianças têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para seu crescimentos seguro e saudável.
Equipe Assessoria de Educação Infantil
Para dúvidas, conversas e sugestões, nos contate via e-mail: edinfantil@aprendebrasil.com.br
Abraços,
Beatriz Cassins, Luciane Schuarts e Luiza Stadler