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Incorporando boas práticas: mediação (Parte 1)

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR)

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) – Definindo mediação e mediação de textos

Introdução

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) descreve competências para aprendizes de qualquer língua em qualquer nível, de A1 a C2, agrupadas em quatro categorias básicas. Muitas pessoas podem imaginar que essas categorias se relacionam com as quatro habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, e, até certo ponto, isso está correto.

Na verdade, as quatro competências são:

  • Recepção (ouvir e ler)
  • Produção (gêneros falados e escritos unilaterais como apresentações e relatórios)
  • Interação (usos sociais da língua, incluindo conversas, reuniões, prestação de serviços e correspondência escrita)
  • Mediação

Essa última competência se tornou mais proeminente desde sua introdução no quadro em 2001, tornando-se uma categoria por si só em 2018. Este blog em duas partes examinará o que é mediação e como podemos apoiar os aprendizes a desenvolver essa competência importante.

Nesse contexto, mediação significa algo um pouco diferente do uso usual do termo – será definido abaixo. Antes de prosseguirmos, talvez eu consiga adivinhar o que você está pensando, porque eu também pensei assim. Pode ser algo como: “Ah não, não mais uma caixa para marcar, e o currículo já está tão cheio.” No entanto, meus anos de experiência de ensino também me dizem que:

  • Você provavelmente já está fazendo bastante para promover a mediação, mesmo que não use esse termo, e
  • É profissionalmente gratificante desenvolver novas habilidades e pensar nas coisas de uma maneira nova.

Então, vamos começar.

O que exatamente é mediação?

Mediar é o ato de criar pontes comunicativas. Na maioria das vezes, essas serão pontes entre duas partes que não compartilham o mesmo conhecimento sobre, suposições ou abordagens a uma situação e podem precisar trabalhar juntas para chegar a um entendimento compartilhado. Essa necessidade pode surgir em vários contextos, então a mediação é uma habilidade que os alunos precisam desenvolver e usar fora da sala de aula.

As atividades de mediação podem ser divididas em três tipos principais:

  • Mediação de textos
  • Mediação de conceitos
  • Mediação de comunicação

Esses serão os temas deste blog em duas partes.

Mediação de textos

Esta é quase certamente a área de mediação que será mais familiar para os professores de língua inglesa, e inclui trabalhos com textos escritos, áudios e vídeos, e infográficos. Quando pedimos aos alunos para examinar um texto, produzir anotações, explicar os pontos principais e compartilhar informações específicas com os outros, estamos, na verdade, proporcionando a eles prática em mediação.

Esses tipos de atividades são comuns em nosso livro didático integrado. Por exemplo, atividades de leitura fragmentada exigem que os alunos resumam informações importantes para os outros e, para fazer isso de forma eficaz, podem ter que fornecer informações de contexto para situar o texto em um contexto familiar para o ouvinte, reorganizar a maneira como a informação é transmitida (incluindo o uso de frases mais curtas), explicar qualquer terminologia que o ouvinte possa não conhecer, selecionar as razões e exemplos mais convincentes para apoiar o ponto principal e, de igual importância, decidir o que NÃO incluir em seu relato.

Como podemos apoiar o desenvolvimento dessas habilidades?

Medir um texto é uma habilidade que requer muita prática, e até mesmo falantes nativos podem achar isso difícil em sua língua materna. Portanto, não é aconselhável presumir que seus alunos possam resumir um texto de forma eficaz. No entanto, oferecer estratégias explícitas pode ajudá-los a desenvolver essas habilidades ao longo do tempo.

Supondo que o texto seja factual, em oposição ao ficcional, fornecer aos alunos uma estrutura para completar dá suporte à tarefa de mediação. Isso pode parecer algo assim:

  1. The text I read is about …
  2. The writer claims/argues/explains/describes/etc …
  3. The reasons for this are … / Some examples are …
  4. However, there is another way of looking at this, which is that … / Something I didn’t understand was …
  5. The main conclusion/takeaway/implication is …

Pode ser necessário entrar em detalhes sobre as funções/propósitos dos textos mencionados no segundo ponto. Você também pode precisar lembrar aos alunos a linguagem funcional/nocional nas áreas de causa e efeito, contraste e sequência, entre outras. O discurso relatado também pode entrar em jogo aqui.

Antes de enfrentar um resumo falado, como é típico em uma leitura fragmentada, os alunos podem se beneficiar de trabalhar com modelos de resumos escritos baseados nas sentenças iniciais acima. Uma atividade é fornecer um resumo modelo para um determinado texto que contenha alguns erros factuais ou lógicos deliberados e pedir aos alunos que identifiquem esses erros enquanto comparam os dois. Outra é fornecer uma estrutura em branco e pedir aos alunos que a completem por escrito antes de comparar suas ideias com um modelo completo. Atividades de mediação de texto falado ou escrito devem ser seguidas por um curto período de reflexão, onde os alunos se perguntam: “Como me saí? O que posso fazer melhor na próxima vez?” O foco desse tipo de feedback será na comunicação eficaz, em vez da precisão. Quase sempre haverá mais de uma resposta bem-sucedida a um texto.

Os alunos também podem se beneficiar de explorar métodos alternativos de anotações, como mapeamento mental. Esses métodos podem ser usados como prompts ao falar em tarefas de mediação de texto.

Outros tipos de mediação de textos

Alguns textos são informais e se preocupam principalmente com a narração de histórias, por exemplo, anedotas ou artigos de notícias. Os alunos podem usar uma estrutura muito mais simples aqui, respondendo simplesmente a perguntas como quem, o que, quando, onde e por quê. Em certos tipos de cursos de inglês, os textos provavelmente serão ficcionais e literários. Nesses cenários, deve-se reconhecer que o primeiro ato de mediação é entre o texto e o próprio leitor, que deve lidar com o conteúdo e o estilo para analisá-lo e criticá-lo. Isso é tipicamente seguido por uma mediação entre o leitor e outros, seja oferecendo uma reação pessoal ou uma crítica acadêmica mais formal. Ambas essas atividades requerem apoio e reflexão, como descrito acima.

Conclusão

Este post definiu a competência de mediação do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) e explorou a subárea de mediação de textos. Na próxima parte, examinaremos a mediação de conceitos e a mediação de comunicação.

 

Assessoria de Língua Inglesa – João Mariussi

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