Os professores atuam como agentes nas mudanças neurobiológicas que levam à aprendizagem, embora alguns conheçam muito pouco sobre como o cérebro funciona. As estratégias pedagógicas utilizadas por educadores durante o processo de ensino-aprendizagem são estímulos que impactam o sistema nervoso em desenvolvimento, resultando em mudanças comportamentais e que serão decisivas na vida da criança. Neste episódio do PodAprender, buscamos entender como utilizar as descobertas da ciência sobre o cérebro para um processo de aprendizagem mais proveitoso.
Participam do programa Michele Muller, pesquisadora, escritora, especialista em Neurociência Clínica, Neuropsicologia Educacional e mestre em Ciências da Educação; e Adriessa Santos, Bióloga, pós graduada na Moderna Educação, Educadora Sistêmica, mestre em Ciências, especialista em Neurociência e Educação e MBA em Gestão Escolar.
O PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil com produção da Central Press Brasil. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.
Mais informações: https://aprendebrasil.com.br/podaprender/
#ParaSeInspirar
Professora Daiane Kely Machado Siqueira, do Centro de Educação Infantil Municipal Campo Feliz, no município de Campos Novos (SC).
#MúltiplaEscolha
Livros:
Cérebro da Criança (Daniel J Siegel e Tina Payne Bryson)
Cérebro do Adolescente (Ana Claudia Hamati e Daniel J Siegel e Tina Payne Bryson)
Os Neurônios da Leitura (Stanislas Dehaene)
Neurociência e educação: Como o cérebro aprende (Ramon Cosenza, Leonor Guerra)
O Cérebro Aprendiz: neuroplasticidade e educação (Roberto Lent)
Cérebro: uma biografia (David Eagleman)
Documentários:
Escolas Inovadoras (Futura)
Documentário: Bebês em foco (Netflix)
Explicando a mente (Netflix
Filme: Divertidamente (Pixar)
#DiversãoParaCasa
Michele Muller – https://michelemuller.com.br/
Adriessa Santos – https://www.adriessasantos.com.br/ e https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/professores/andriessa-santos/
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 29:42 — 40.8MB)