Em tempos de violências diversas, lutos e discursos de ódio, uma escola pacificadora para acolher crianças e adolescentes que sofrem em locais de conflito é uma necessidade. Nesse contexto, surgiu a Pedagogia da Paz, uma metodologia para amparar dentro do ambiente escolar as dores e os sentimentos diante do terror da violência e da perda de familiares. E o mais importante: uma linha de pensamento que não é passiva, mas transformadora. E que ensina não só dar as mãos a quem precisa, mas se coloca inteiramente à disposição para encarar qualquer desafio em clima de comunhão e diálogo.
O episódio 32 da 2a temporada do PodAprender é sobre a Pedagogia da Paz e traz dicas de como aplicá-la dentro da sala de aula.
Participam do bate-papo: Alessandra Gaidargi, de São Paulo, neuroeducadora, pós-doutora em culturas de paz, doutora em Educação e mestre em educação para as mídias. É também autora de oito livros nas áreas de educação e maternidade e o mais recente, inclusive, se chama Pedagogia da Paz.
E a professora Lília Melo, de Belém, no Pará, vencedora do prêmio Professores do Brasil; finalista do Global Teacher Prize, de 2020, que é o Nobel da educação; e Embaixadora do Prêmio Professor Transformador. Prêmios que vieram a partir do reconhecimento de projetos para enfrentamento da evasão escolar e violência na periferia da capital paraense.
O PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil com produção da Banca do Podcast. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.
Participe da nossa pesquisa: https://forms.gle/aejd3re8GY2EfuAH6
Mais informações: https://aprendebrasil.com.br/podaprender/
#Múltipla Escolha
Livros:
“Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire
“Pedagoia da Autonomia”, Paulo Freire
“Professora Sim, Tia Não”, Paulo Freire
Autores:
Lelia Gonzales
Viviane Mosé
Mel Duarte
Eduardo Valadares
#Diversão pra Casa
Alessandra Gaidart
e-mail: alessandra.gaidart@gmail.com
Instagram: @alessandragaidart
Lilia Melo
Instagram: @liliamelotf
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 29:57 — 41.2MB)