No episódio 36 do PodAprender, a conversa é sobre os modelos de avaliação e seus impactos na aprendizagem. Será que é possível pensar em avaliações que possam ajudar a melhorar a relação entre o professor e o aluno? Ou transformar aquele medo tradicional de fazer prova em estímulo, por meio de uma atividade? Com as transformações na educação após a pandemia, e o fortalecimento do ensino híbrido, como as avaliações devem ser adaptadas?
Quem fala sobre todas essas questões é uma das principais responsáveis pela criação e montagem dos sistemas de avaliação educacional no país: Maria Ines Fini. Ela é doutora em Educação, pedagoga, professora e especialista em Currículo e Avaliação. Foi diretora de Avaliação para Certificação e Competências do Inep, de 1997 a 2002 – período em que criou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) –, e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Foi também presidente do Inep, de 2016 a 2018. Hoje é presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida e diretora pedagógica da Educare.
Já do quadro #Para Se Inspirar, quem participa é a supervisora de Avaliações da Aprende Brasil, Rita Schane.
#Múltipla Escolha
Site da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida: https://anebhi.org.br/
#Diversão Pra Casa
Email: presidencia.mariaines@anebhi.org.br
O PodAprender é uma realização do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com produção da Banca do Podcast. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.
Mais informações: sistemaaprendebrasil.com.br
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 22:35 — 31.1MB)