O mais novo episódio do PodAprender é sobre como a tecnologia, que foi uma grande aliada de professores e alunos na pandemia, agora se mantém como importante ferramenta na sala de aula. Muitos professores, por exemplo, se aventuraram nos vídeos para usar em redes sociais com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes nas aulas online.
Com criatividade, os docentes souberam aproveitar as danças do TikTok ou formas divertidas de se comunicar com o universo infanto-juvenil dos youtubers para tornar as aulas cada vez mais atraentes. Mas será que a tecnologia usada para atrair crianças e jovens compromete de alguma maneira o aprendizado? Ou o formato audiovisual tão explorado nas mídias digitais pode se manter como um bom aliado no ensino?
Quem ajuda a entender como aplicativos e redes sociais interferem no ensino é o professor Romero Tori, autor do livro “Educação sem Distância”, que fala sobre usos de novas tecnologias na educação, presencial, virtual ou híbrida. Ele é professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP e do curso de especialização a distância “Computação Aplicada à Educação”, também na USP. É bolsista de produtividade do CNPq, em tecnologia educacional.
#Múltipla Escolha
Sites:
Porvir.org
abed.org.br
Livros:
“Educação sem Distância”, Romero Tori
“Educação à Distância Pós-Pandemia”, org João Mattar
“Introdução a Realidade Virtual e Aumentada”, org Eunice Pereira dos Santos Nunes e Cléber Gimenez Corrêa
Disponíveis no blog Educação sem Distância: http://blog.esemd.org/
#Diversão Pra Casa
email: tori@usp.br
Instagram @educacaosemdistancia
Linkedin @romerotori
Facebook @romerotori
O PodAprender é uma realização do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com produção da Banca do Podcast. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 25:31 — 35.1MB)